Mercado Pago aumenta remuneração da conta digital, trocando custo de funding por crescimento

O Mercado Pago acaba de anunciar que está aumentando a remuneração do saldo de sua conta digital — um movimento que impacta o custo de funding da companhia no curto prazo, mas que deve gerar um aumento do saldo de depósitos, bem como atrair novos clientes para a plataforma.

O saldo parado na conta do Mercado Pago vai passar a render 105% do CDI a partir do primeiro dia em que entra na conta, em comparação aos 100% do CDI de antes.

Com o movimento, o Mercado Pago se torna o banco digital com a maior remuneração em sua conta digital do Brasil. 

O anúncio vem no sentido oposto de alguns bancos digitais, que vem reduzindo a remuneração de suas contas. O Nubank, por exemplo, reduziu a remuneração do dinheiro parado em sua conta em julho de 2022, quando a conta passou a remunerar 100% do CDI apenas depois de 30 dias na conta. (LINK)

Ignacio Estivariz, o head de banco digital do Mercado Pago, disse que o objetivo com o movimento é “multiplicar por algumas vezes” o saldo de depósitos do banco, que já dobrou no ano passado, além de atrair novos clientes para a plataforma e ganhar a principalidade desses consumidores. 

O executivo disse que não comenta sobre o impacto para o custo de funding, mas que acredita que será “um ótimo investimento, com um ótimo payback. Vemos esse movimento como muito sustentável.”

O Mercado Pago tem outras fontes de funding hoje, como a emissão de CDBs, e a captação via FIDCs. Segundo o executivo, o custo de funding desses produtos também gira em torno de 105% do CDI, na média.

O aumento dos saldos de depósitos também pode ajudar o Mercado Pago a acelerar a concessão de crédito nos próximos anos, apesar de não depender apenas disso, segundo André Chaves, o head do Mercado Pago no Brasil. 

No quarto trimestre, a companhia acelerou sua concessão de crédito, fechando com uma carteira de US$ 3,8 bilhões em toda a América Latina. 

André disse que para este ano vê uma aceleração no cartão de crédito — um produto que está apenas no Brasil e México — bem como do crédito ao consumidor, entrando mais em segmentos de média e alta renda.

“Temos visto uma melhora da nossa tecnologia [de análise de crédito], com uma capacidade melhor de enxergar risco e, com isso, de acelerar a emissão de cartões. Seguimos cautelosos no alto risco, que não necessariamente é baixa renda, mas tem vários segmentos da economia que estão prontos para acelerar e achamos que a gente consegue separar bem o joio do trigo.”

O Mercado Pago disse que vai lançar uma campanha de marketing ampla para divulgar a nova remuneração de sua conta digital.

De largada, o banco vai fazer uma campanha na mídia out of home, mostrando o valor que os consumidores têm esquecido nas contas bancárias (R$ 7,6 bilhões) e quanto ele renderia se estivesse na conta do Mercado Pago.

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