Após uma exposição de dados por meio do grupo cibercriminoso ShinyHunters, a plataforma de conteúdo adulto PornHub explica aos seus membros premium que eles podem ser vítimas de chantagem. No comunicado enviado a esses usuários, a companhia alerta para emails sobre o vazamento de seus dados sigilosos.
Em nota, o PornHub reconhece que os responsáveis pelo vazamento de dados ameaçaram contatar diretamente os usuários premium. “Portanto, você poderá receber e-mails alegando possuir suas informações pessoais. Lembramos que jamais solicitaremos sua senha ou informações de pagamento por e-mail”, explica o site.
Os emails e mensagens podem chegar aos usuários vazados como na definição de sextortasão, ou seja, uma extorsão baseada em conteúdo sexual. Nesses casos, atores mal-intencionados pedem pagamentos para não divulgar materiais comprometedores sobre as vítimas, geralmente imagens ou vídeos íntimos vazados.
Brasil foi o 4º país que mais acessou o PornHub em 2025 (Imagem: GettyImages)
O que vazou no incidente do PornHub?
Considerado o site de vídeos pornográficos mais acessado no mundo, o PornHub confirmou que um ataque de phishing acometeu um banco de dados da Mixpanel. Com esse incidente, alguns dados de usuários pagos foram expostos, mas a empresa diz que esse é um número reduzido.
A plataforma não usa o Mixpanel desde 2021, então os dados vazados já são antigos, mas envolvem logs de sessão e métricas comportamentais;Senhas, detalhes de pagamento e registros financeiros dos utilizadores premium não foram vazados;Uma amostra de dados enviada ao site BleepingComputer indica que informações como nomes, atividades e localização dos usuários foram vazadas;Com esses dados em mãos, o grupo ShinyHunters conseguiria contatar as vítimas para realizar seus métodos de extorsão.
Nesses casos, o ideal é sempre trocar sua senha e ativar a autenticação de dois fatores em sua conta. Caso você seja procurado por emails que queira te extorquir, o ideal é nunca clicar em links ou anexos dessas mensagens, pois podem conter softwares infectados, e contatar oficialmente a empresa sobre o ocorrido.
Quer acompanhar novidades sobre segurança e como se proteger na internet? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.