A partir de agora será possível transferir fotos, vídeos e arquivos entre smartphones Android e o iPhone de maneira simples e eficaz. O Google anunciou, nesta quinta-feira (20), que as ferramentas Quick Share e AirDrop agora funcionam entre si de maneira nativa.
Confira também: Nova interface do Quick Share do Android é liberada para todos
Essa é uma função muito pedida pela comunidade de ambos os sistemas operacionais, mas o anúncio inesperado chega como uma boa notícia. Além disso, esse é mais um marco importante na integração entre Android e iOS. O compartilhamento de arquivos entre as plataformas nunca foi tão eficaz, deixando os usuários dependentes de outras soluções.
Usuários do Android e do iPhone poderão transferir arquivos com mais facilidade. (Imagem: Google/Divulgação)
De acordo com o Google, o compartilhamento de arquivos entre o Android e o iPhone começa pela linha Pixel 10, a mais recente da empresa. A ferramenta deverá ser disponibilizada de forma geral para dispositivos de outras marcas — como Samsung, Motorola, Xiaomi, Realme, Oppo e afins —, mas ainda sem uma data estipulada.
Para transferir arquivos entre os aparelhos, é preciso ativar e deixar o celular como “visível” para todos por dez minutos — tanto no Android quanto no iPhone;É possível iniciar a transferência de ambos os lados, enquanto os dois sistemas exibirão as interfaces padrão do Quick Share e do AirDrop;Em ambas as plataformas o usuário pode delimitar um período de tempo para que o celular fique visível para outros aparelhos;Será possível enviar e receber fotos, vídeos e arquivos gerais;Em toda transferência, o usuário precisará confirmar o recebimento de um arquivo.
O Google explica que só é possível usar a transferência via AirDrop e Quick Share com o modo de visibilidade para todos pelo período de dez minutos. Mas isso, segundo a empresa, pode mudar no futuro. A companhia também cita que esse “é apenas o primeiro passo para o compartilhamento perfeito entre plataformas, e ficaremos felizes em trabalhar com a Apple para habilitar o modo “Somente contatos” no futuro”.
Como funciona a transferência entre Android e iOS?
O Google explica que a integração não implementa nenhuma tecnologia nova ou solução alternativa: “a conexão é direta e ponto-a-ponto, o que significa que seus dados nunca passam por um servidor, o conteúdo compartilhado nunca é registrado e nenhum dado extra é compartilhado”.
No lançamento, somente a linha Pixel 10 é compatível com as transferências diretas com o iPhone.
O Google destaca que a solução é segura e elogia as “proteções robustas” da Apple e a “arquitetura de segurança do iOS” para impedir o compartilhamento de arquivos maliciosos e explorações no sistema. A nova função, explica a empresa, foi reforçada utilizando a linguagem Rust, “que garante segurança de memória” para impedir vulnerabilidades comuns. Por outro lado, até o momento, a Apple não realizou nenhum anúncio direto sobre a novidade.
O Quick Share foi lançado oficialmente pela Samsung em 2020, porém foi adotado de forma nativa no Android em 2024 — a solução do Google era chamada de Nearby Share, também lançado em 2020. Já o AirDrop existe desde 2011 e é, até hoje, uma das ferramentas de maior destaque no ecossistema da Apple.