Um estranho bug do Windows 11 tem feito o Gerenciador de Tarefas se duplicar toda vez que você tenta fechá-lo, relatam usuários no Reddit. O defeito foi encontrado no sistema após o update opcional KB5067036 e pode impactar a performance do computador.
Se você apertar no botão “X” para fechar o app, em vez de encerrar totalmente, uma instância do Gerenciador de Tarefas é mantida em segundo plano. Quanto mais vezes você fizer isso, mais vezes o programa vai acumulando processos no sistema, assim consumindo cada vez mais processador e memória RAM.
Leia mais: YouTube derruba vídeos sobre brechas na instalação do Windows 11O bug do Windows 11 faz o Gerenciador de Tarefas duplicar sempre que você tenta fechá-lo. (Fonte: TecMundo/Reprodução)
Nas notas da atualização, a Microsoft menciona que implementou uma correção para o Gerenciador de Tarefas. O bug fazia com que alguns apps não fossem agrupados com seus respectivos processos do sistema. Não foi documentada nenhuma outra mudança na ferramenta.
Até o momento, a Microsoft não reconheceu que o problema existe, portanto caberá esperar até a empresa tomar conhecimento sobre o bug para então corrigi-lo.
Confira: Windows 11 ganha suporte a modo escuro em mais um sistema
Como corrigir o bug do Gerenciador de Tarefas?
Se você baixou o update e não quer fazer um downgrade, há uma solução para contornar as instâncias repetidas do Gerenciador de Tarefas: o próprio aplicativo. Para isso, faça:
Abra o Gerenciador de Tarefas;Selecione a instância do Gerenciador de Tarefas que deseja encerrar;Clique em “Finalizar tarefa”.
Feito isso, o programa será encerrado sem gerar cópias em segundo plano.
Porém, se você ainda não fez a atualização, pode ser uma boa ideia ignorá-la por enquanto. Ao menos, é um update opcional não relacionado a segurança, então evitar o pacote não deve interferir significativamente na sua experiência de uso.
Para mais notícias sobre Windows 11, Microsoft e tecnologia, continue de olho no TecMundo!
 
 
 






