O Checkpoint desta quinta-feira, 23 de outubro, chega com grandes novidades para os fãs de Fallout e usuários do Switch 2. Assassin’s Creed Shadows finalmente teve sua data de lançamento confirmada para o Nintendo Switch 2, enquanto a franquia da Bethesda recebeu muitas novidades.
Além disso, a edição de hoje também conta com novidades de Elden Ring e mais notícias polêmicas da Microsoft. Confira os destaques das notícias de games do dia agora, no resumão do Voxel!
Assassin’s Creed Shadows finalmente ganha data de lançamento no Switch 2
Após muitas especulações, a Ubisoft confirmou que Assassin’s Creed Shadows chega oficialmente ao Nintendo Switch 2 no dia 2 de dezembro de 2025. A versão contará com suporte completo a telas sensíveis ao toque, tornando a navegação em menus, mapas e esconderijos ainda mais fluida — além de garantir uma experiência estável em todos os modos de jogo.
Assassin’s Creed Shadows já está disponível no PC e consoles PlayStation e Xbox.
No lançamento, o título já virá com todas as atualizações e conteúdos extras lançados até o momento, com exceção da expansão Claws of Awaji, prevista para o início de 2026. Segundo Charles Benoit, diretor do jogo, essa versão foi pensada para que “os jogadores possam viver o Japão feudal tanto no sofá quanto em movimento”.
Além disso, o game contará com progressão cruzada via Ubisoft Connect, permitindo continuar a aventura em qualquer plataforma. Desenvolvido pela Ubisoft Quebec, Assassin’s Creed Shadows leva os jogadores a uma jornada cinematográfica pelo Japão feudal, alternando entre Naoe, uma shinobi furtiva, e Yasuke, um samurai imponente — confira a análise completa do Voxel.
Fallout 4 Anniversary Edition também chega ao Switch 2, mas só em 2026
Além do anúncio de Assassin’s Creed Shadows feito pela Ubisoft, a Bethesda confirmou que o Nintendo Switch 2 também vai receber outro gigante: Fallout 4: Anniversary Edition, com lançamento previsto para 2026. A nova versão celebra os dez anos do RPG pós-apocalíptico e chega repleta de conteúdo, incluindo o jogo base, seis expansões e mais de 150 itens do Creation Club, garantindo uma experiência completa tanto para veteranos quanto para novos jogadores.
Enquanto a nova versão chega só ano que vem no Switch 2, outras plataformas receberão a novidade antes. Fallout 4: Anniversary Edition tem lançamento marcado para o dia 10 de novembro no PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X.
Fallout 76 ganhará versão para a geração atual
E as novidades do universo Fallout não param! Além do anúncio de Fallout 4 no Switch 2, a Bethesda confirmou que Fallout 76 vai receber uma versão nativa para PlayStation 5 e Xbox Series X|S no início de 2026, enquanto a atualização Burning Springs, que traz conexão com a série do Prime Video, chega no dia 2 de dezembro. O MMORPG pós-apocalíptico promete aproveitar todo o potencial dos consoles atuais, com melhorias em resolução, taxa de quadros, texturas e tempos de carregamento — algo muito pedido pelos fãs desde o lançamento original em 2018.
Elden Ring: Tarnished Edition é adiado para 2026
While development on #ELDENRING Tarnished Edition continues wholeheartedly toward release, we have decided to move the launch to 2026 to allow time for performance adjustments.
We apologize to players looking forward to the game and thank you for your patience and support. pic.twitter.com/TsLrhAWIGc
— ELDEN RING (@ELDENRING) October 23, 2025
Seguindo a onda de lançamentos adiados para 2026, Elden Ring: Tarnished Edition também teve sua estreia no Nintendo Switch 2 postergada. Segundo comunicado oficial, o time de desenvolvimento decidiu adiar o lançamento para realizar ajustes de performance e otimizações, após o demo exibido na gamescom 2025 apresentar quedas significativas de taxa de quadros. A equipe agradeceu a paciência dos fãs e garantiu que o tempo extra servirá para entregar a melhor versão possível da jornada dos Maculados no portátil da Nintendo.
Microsoft estaria pressionando Xbox a alcançar mais lucro
Uma reportagem da Bloomberg aponta que a Microsoft está pressionando o Xbox a atingir margens de lucro muito acima da média da indústria, com uma meta de 30% de rentabilidade — bem acima dos 17% a 22% considerados padrão no setor. A decisão, liderada pela diretora financeira Amy Hood, teria levado ao cancelamento de vários projetos, ao aumento de preços dos consoles e serviços e a milhares de demissões nos últimos dois anos.
Em 2023, a divisão de games da empresa registrou margem de apenas 12%, o que teria impulsionado a busca por cortes e reestruturações internas. Essa meta agressiva já resultou no cancelamento de títulos aguardados, como Perfect Dark, da The Initiative, e Everwild, da Rare — ambos em desenvolvimento há cerca de sete anos — confira o posicionamento da Microsoft e mais detalhes aqui.
Sonic CrossWorlds ultrapassa um milhão em vendas e recebe novo conteúdo
A SEGA comemorou em grande estilo a marca de um milhão de cópias vendidas de Sonic Racing: CrossWorlds com o lançamento de um novo conteúdo gratuito estrelado pelo Curinga, de Persona 5. Os jogadores já podem correr com o líder dos Phantom Thieves e seu veículo Arsène Wing, além de curtir três novas faixas musicais — Take Over, Wake Up, Get Up, Get Out There e Victory. ]
O update também traz novos emotes, sons especiais e um evento temático, o Festival do Curinga, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro. Tudo isso já está disponível para quem possui as versões Standard ou Digital Deluxe do game, em todas as plataformas.
E aí, o que achou das novidades de games de hoje? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!
