O mensageiro WhatsApp vai em breve estabelecer um limite de mensagens que uma pessoa pode enviar para um desconhecido antes de receber uma resposta. Esse recurso de privacidade e moderação está em fase avançada de desenvolvimento pela Meta, que é a dona do aplicativo.
A ferramenta estabelece uma quantidade máxima mensal de mensagens que podem ser enviadas para você de um perfil que não está adicionado aos seus contatos, seja de um estabelecimento comercial ou de uma pessoa. Se o limite for extrapolado, quem está do outro lado da conversa fica impedido de entrar novamente em contato cm você até a virada do mês.
Segundo o site TechCrunch, a novidade é pensada como uma forma de evitar o spam, ou seja, mensagens indesejadas e não solicitadas de contatos pessoais ou comerciais que entram em contato com o usuário.
Além disso, essa é uma forma de você parar de receber conteúdos de determinada pessoa ou comércio sem precisar bloquear a conversa.
Entre as novidades do mensageiro nas últimas semanas, o WhatsApp ganhou no Brasil uma IA para resumir mensagens e logo vai permitir que você reserve um nome de usuário para facilitar a troca de contatos no aplicativo.
Como será o novo limite do WhatsApp
O limite mensal de mensagens não respondidas e vindas de contatos desconhecidos entrará em uma fase de testes “nas próximas semanas“. Segundo a empresa, vários países farão parte desta primeira onda de experimentos, mas não há detalhes sobre quais regiões e quantos usuários estarão envolvidos.
Essa função ativada por padrão no WhatsApp manterá uma contagem interna a cada mensagem que você recebe ou envia para contatos desconhecidos;Quando a pessoa estiver próxima de estourar a cota mensal e não teve um retorno, ela será avisada por meio de uma notificação;Por outro lado, quando há uma resposta do outro usuário, a contagem das publicações enviadas sobre aquele tema ou antes do retorno deixam de valer para o limite;
Por enquanto, a Meta não divulgou oficialmente qual será o limite estabelecido por padrão no mecanismo de privacidade, já que ela está testando vários cenários diferentes.
Porém, ainda de acordo com ela, o valor deve ser alto o suficiente para não impactar conversas comuns entre a comunidade e atingir apenas quem extrapola o que é considerado de bom sensor.
Você conhece o Maverick, o perigoso malware que se espalha pelo WhatsApp para controlar dispositivos? Saiba mais sobre o tema neste artigo!