Durante a Brasil Game Show 2025, o Voxel teve a oportunidade de conversar com Shinji Hashimoto, lendário produtor japonês conhecido por seu trabalho em franquias como Final Fantasy e Kingdom Hearts. Agora, Hashimoto surpreende ao deixar a aposentadoria de lado e assumir um projeto inesperado: Resident Evil Survival Unit, novo jogo estratégico ambientado em um universo alternativo da famosa série da Capcom para o mercado mobile.
Durante a entrevista, o produtor falou sobre os desafios de levar o terror para o gênero de estratégia, o que o motivou a aceitar esse novo projeto e como suas experiências passadas influenciam a criação desse Resident Evil fora do comum.
Um novo desafio após décadas de clássicos
“Depois de tantos anos trabalhando com franquias como Final Fantasy e Kingdom Hearts, eu queria criar algo diferente, mas que ainda tivesse impacto emocional”, explica Hashimoto. Segundo ele, o convite da Capcom veio acompanhado de um grande desafio: transformar o horror de Resident Evil em uma experiência estratégica para o mobile.
“Quando comecei a pensar na ideia, imaginei um jogo de ação e aventura, mas a Capcom apontou que, em plataformas móveis, o som (parte essencial do terror) seria uma limitação”, contou Hashimoto. “Então, decidimos criar algo que ainda transmitisse tensão e perigo, mas de outra forma: por meio da estratégia. Quando o jogador erra, seu plano é dominado pelos inimigos, e essa sensação de ser sobrecarregado também é uma forma de horror.”
Um universo alternativo de possibilidades
Uma das grandes novidades de Resident Evil Survival Unit é o conceito de “universo paralelo”, que permite reunir personagens de diferentes épocas da série e até mudar o destino de alguns deles, como Marvin Branagh e Brad Vickers.
“O mais interessante é que agora podemos fazer personagens que nunca se encontraram antes interagirem entre si”, diz Hashimoto. “E, dessa vez, os jogadores terão a chance de salvar personagens que morreram nos jogos originais e trazê-los para sua equipe. Isso cria novas histórias e conexões.”
Personagens já confirmados de Resident Evil Survival Unit
O produtor também revelou que o título contará com designs inéditos criados por artistas lendários, como o renomado Yoshitaka Amano, além de futuras colaborações com outros criadores famosos da indústria. “Queremos surpreender os jogadores com novas visões dentro do mundo de Resident Evil”, afirmou.
Além disso, Hashimoto comentou sobre a estratégia de colaborar com outras mentes da indústria de games. “Ter muitos personagens trabalhando juntos já é novo o suficiente e trazer novos criadores e novos conteúdos para este mundo seria muito interessante. Nós queremos trazer diversas novidades e surpresas para os jogadores”.
Estratégia, cooperação e tensão
Mas como trazer o medo e o suspense característicos de Resident Evil para um jogo de estratégia mobile? Hashimoto garante que o sentimento de perigo continua presente, apenas reinterpretado.
“Quando o jogador erra, seu plano é dominado pelos inimigos, e essa sensação de ser sobrecarregado também é uma forma de horror”
Sai o horror, entra a estratégia
“No modo solo, o jogador cria sua própria estratégia, mas o verdadeiro desafio está no multiplayer”, explica. “Você pode se unir a alianças para enfrentar chefes poderosos. Trabalhar em equipe abre novas possibilidades estratégicas, mas também traz competição, já que outras alianças tentarão conquistar os mesmos objetivos. Essa tensão entre colaboração e rivalidade cria um tipo diferente de horror: o de perder o controle da sua estratégia.”
E se Bahamut invadisse Raccoon City?
Com bom humor, Hashimoto respondeu a uma pergunta hipotética: se pudesse trazer um elemento de Final Fantasy ou Kingdom Hearts para o universo de Resident Evil, o que escolheria?
“Ah, eu colocaria o Bahamut para destruir Raccoon City de uma vez”, brinca. “Mas isso não seria possível, claro. Então, pedimos ao ilustrador Yoshitaka Amano para criar novas criaturas originais para esse universo. Essa é a nossa forma de unir mundos diferentes.”
Resident Evil Survival Unit sairá para os dispositivos Android e iOS ainda este ano, sem data confirmada. Para mais informações, siga o Voxel nas redes sociais!