As marcas chinesas gostam de experimentar smartphones com ideias inusitadas, e a Honor acabou de revelar um conceito um tanto quanto intrigante. Chamado de Robot Phone, o projeto de celular da companhia se destaca por ter um tipo de braço retrátil para sua câmera, que parece muito com uma webcam de computador.
Por enquanto, a fabricante divulgou somente um vídeo feito de computação gráfica para divulgar o aparelho, então é possível dizer que isso é apenas um mero conceito. No vídeo, a empresa mostra um smartphone aparentemente normal, até que esse braço robótico sai da parte traseira do produto.
A câmera parece ter um bom nível de rotação e inclinação para captar diversas fotos, além de um grande sensor. Seu formato quadrado lembra algumas soluções de computadores, como da Logitech, ou então algum tipo de gimbal para estabilização de câmeras, mostrando um design bem versátil.
What’s the future of intelligent devices?
While the industry is busy comparing the iPhone, we believe it’s time to break the mold and refocus on what truly matters: creating real value for you.
Introducing the HONOR ROBOT PHONE — a revolutionary AI device that fuses multi-modal… pic.twitter.com/NdhudoBpW0
— HONOR (@Honorglobal) October 15, 2025
Aliás, vale notar como esse conceito de smartphone também lembra muito o design dos novos iPhone 17. O corpo do dispositivo é bem separado do módulo de câmeras, que por sua vez adota um formato retangular para acomodar essa pequena câmera retrátil em seu interior.
Honor quer um “companheiro emocional”
Infelizmente, a Honor não revelou especificações técnicas a respeito do seu Robot Phone. Contudo, a companhia explica que com esse protótipo enxerga um futuro mobile em que esses aparelhos são mais do que uma ferramenta, mas sim um “companheiro emocional que sente, adapta e evolui de forma autônoma como um robô”.
Além do braço retrátil, o módulo traseiro do smartphone ainda possui uma câmera aparentemente embutida;Mesmo que a ideia seja boa, os custos para viabilizar um aparelho desse porte podem ser altos demais;O OnePlus 7 Pro de 2019 tinha uma câmera retrátil relativamente parecida, mas muito mais simples;Lançado pela Asus, o Zenfone 6 também possui uma câmera diferente nesses moldes, mas que também não empolgou muito.
Somente como um conceito, o Robot Phone da Honor deve ganhar mais informações somente na Mobile World Congress (MWC), evento sediado na cidade de Barcelona, Espanha, em março de 2026. Mesmo assim, é bom segurar as expectativas, já que nem sempre conceitos diferentes assim saem tanto do papel.
Para mais informações sobre novos smartphones e outros produtos de marcas chinesas, fique de olho no site do TecMundo.