O Gemini vai ajudar você a encontrar espaços disponíveis na agenda para marcar reuniões. A nova função foi anunciada nesta terça-feira (14) como parte da integração entre a inteligência artificial do Google e o Gmail.
O recurso funciona de forma automática: quando o Gemini detectar que você está tentando agendar uma reunião com um colega de trabalho ou cliente, o assistente exibirá um botão “Help me schedule” (“Me ajude a agendar”, em tradução livre).
Leia também: Gemini 3.0 está mais próximo do que a gente imagina, segundo vazamento
Ao tocar nele, a IA adiciona um campo interativo com os horários livres na sua agenda que se encaixam com o tempo estipulado para a reunião. O destinatário do e-mail verá o menu com as datas e horários disponíveis, podendo escolher o momento ideal para o encontro. Assim que a escolha for feita, o Google Agenda adiciona automaticamente o evento no calendário dos dois participantes.
Segundo o Google, toda a detecção de contexto — como o tempo de duração e o intervalo disponível — é interpretada de forma inteligente pelo Gemini, sem necessidade de ajustes manuais.
Por enquanto, o recurso funciona apenas para reuniões one-on-one (1:1), ou seja, entre duas pessoas. No comunicado oficial, a empresa indica que planeja expandir a função para grupos maiores no futuro.
Confira: IA da Google para estudar faz resumos em vídeos de vários estilos artísticos
A nova ferramenta será distribuída gradualmente ao longo de 15 dias, a partir de 13 de outubro de 2025, para contas:
Business Standard e Plus; Enterprise Starter, Standard e Plus; Google AI Pro for Education; Frontline Plus; Google AI Pro e Ultra;Gemini Business e Enterprise.
Quer ficar por dentro das novidades em inteligência artificial e tecnologia? Acompanhe o TecMundo no site e nas redes sociais para não perder as próximas atualizações.