O NotebookLM, plataforma de inteligência artificial (IA) da Google para estudar, trabalhar e lidar com grandes quantidades de documentos, ganhou uma nova função. A partir de agora, é possível criar resumos em vídeo de conteúdos usando diferentes estilos de animação.
Anteriormente, os resumos em vídeo só eram produzidos com um mesmo design que imitava apresentações de slides, sem variação no traço. Agora, os clipes narrativos podem ser gerados a partir de seis modelos diferentes:
Aquarela;Modelagem de papel (Papercraft);Anime;Quadro branco;Impressão retrô;Heritage (para mapas e conteúdos históricos).
Essa variação é possível graças ao Nano Banana, o mais recente modelo de linguagem para a IA generativa da Google, que conquistou muitos usuários pela agilidade na criação e o realismo nos resultados. A tecnologia trouxe vários novos usuários para o Gemini, que é o serviço nativo da empresa, e agora tem sido incorporado em outras ferramentas.
Para selecionar um estilo visual, basta pedir a criação de um Resumo em Vídeo no NotebookLM baseado em suas fontes. Na hora de configurar o clipe, toque no ícone em forma de lápis para escolher o formato e o estilo visual.
A criação do material pode levar vários minutos, dependendo da situação dos servidores da Google, a quantidade de documentos usados como fonte e a customização pedida pelo usuário.
Além dessa possibilidade de personalizar o estilo, os resumos em vídeos agora podem ser criados em dois formatos. Um deles, o Explainer (Explicativo), é a explicação mais densa, completa e estruturada, enquanto o Brief (Breve) é curto e auxilia na compreensão das ideias mais importantes de documentos.
A nova tela de seleção de formato e estilo do resumo em vídeo. (Imagem: Reprodução/Google)
As duas adições ao formato de geração de vídeo no NotebookLM serão disponibilizadas até os próximos dias para usuários do plano Pro da Google. Nas semanas seguintes, elas chegarão também para todos os usuários da plataforma, inclusive os de conta gratuita.
O que é o NotebookLM?
O NotebookLM é um ambiente de trabalho que funciona de forma independente do Gemini. Ele pode ser acessado por meio desta página ou via aplicativo para dispositivos móveis Android ou iOS.
A ideia da ferramenta é servir como um assistente digital de sistematização de conteúdos, realizando o trabalho pesado de ler e montar resumos para quem precisa lidar com grandes quantidades de leitura.
O usuário pode adicionar em um projeto arquivos do Google Docs ou Apresentações, PDFs, documentos de texto, texto copiado e URLs de sites. Em seguida, é possível solicitar para a plataforma a criação de notas mentais, linhas do tempo, sugestões de avaliação e resumos em áudio ou vídeo.