‘Pegadinha’ viral no TikTok usa montagem com sem-teto feito por IA para assustar pais

Um novo misto de desafio e brincadeira em redes sociais viralizou nos últimos dias, em especial nos Estados Unidos. Porém, a ‘pegadinha’ que usa recursos de inteligência artificial (IA) para enganar pais, responsáveis ou companheiros já está causando dores de cabeça até mesmo para autoridades policiais.

O desafio se chama Homeless Man AI Prank, ou “Pegadinha do Sem-teto de IA” em tradução livre para o português. O funcionamento da brincadeira, que tem gerado vídeos com milhares de visualizações, é relativamente simples:

A pessoa tira uma foto de um ambiente da casa, como a porta de entrada, a sala, a cozinha ou um dos quartos;
Usando ferramentas de IA embutidas em outros aplicativos, como o Snapchat e o editor de imagens CapCut, é possível adicionar um morador de rua ao cenário. A pessoa criada artificialmente normalmente está mal vestida, suja e com barba longa;Em seguida, os jovens enviam a imagem por um aplicativo de mensagens para os pais, criando uma história falsa de que aquela pessoa apareceu na porta da casa. Aqui, a explicação varia: ele estava pedindo um copo de água, parecia desorientado ou até disse que conhecia os adultos da casa de outro lugar;O desafio envolve enviar as fotos e gravar as respostas muitas vezes assustadas de outras pessoas. (Imagem: Reprodução/TikTok)Outras publicações feitas por pessoas mais velhas repetem a brincadeira, porém enviando a mensagem com a foto falsa para namorados ou cônjuges;Como é de se esperar, as pessoas do outro lado da tela ficam desesperadas e pedem explicações sobre o que está acontecendo. Toda essa reação é gravada e postada nas plataformas;Em vários casos registrados, os pais chegam até a chamar a polícia para investigar a situação com urgência.

Só no TikTok, já são vários os exemplos de jovens que filmaram a reação dos pais em chat ou áudio ao enviar as imagens. Além disso, também já há muitos tutoriais que ensinam outras pessoas a fazer o mesmo em poucos cliques e incentivam a prática.

Qual o problema da pegadinha do sem-teto feita por IA?

São várias as questões levantadas por esse tipo de piada em redes sociais, desde a temática até a reação das pessoas envolvidas. Diversos departamentos de polícia nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde esse tipo de desafio se tornou mais comum, alertam que essa ‘pegadinha’ prejudica a atuação de delegacias assim como outros tipos de trote.

Isso porque vários pais já ligaram para a emergência e mobilizam viaturas que, ao chegar na casa, não encontram problemas e poderiam estar em uma ocorrência de verdade

Por se tratar de um potencial assalto e envolver menores de idade, a ação da polícia pode ainda “criar uma situação potencialmente perigosa” também envolvendo os pais ou responsáveis preocupados.

Além disso, como aponta o departamento de polícia de Salem, nos EUA, a situação “desumaniza os sem-teto” ao colocar essas pessoas em situação vulnerável em uma posição de ameaça. “Além de ser de mau gosto, há muitos motivos pelos quais essa brincadeira é, para ser franco, estúpida e potencialmente perigosa“, diz o comunicado.

Outro ponto levantado pelas autoridades é a ausência de identificadores de que o conteúdo foi gerado ou modificado por IA — o que aumenta as chances de que as pessoas sejam enganadas por esse tipo de material. Até agora, o TikTok não se posicionou sobre o caso oficialmente.

O novo modelo de linguagem da Google para IA é capaz até de fazer tarefas inteiras no navegador para um usuário. Saiba mais sobre essa novidade nesta matéria.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS