Ex-CEO diz que Apple ganhou primeira grande concorrente em décadas

A Apple não tem uma rival de peso há bastante tempo, mas agora encontrou uma opositora capaz de incomodar essa gigante. Essas palavras são de alguém que conhece bem a marca: o executivo John Sculley, ex-CEO da Maçã.

O empresário comentou sobre o mercado atual da tecnologia e o peso da inteligência artificial (IA) durante um painel no evento Zeta Live, organizado por uma empresa da qual ele é cofundador. Segundo Sculley, a OpenAI, dona da plataforma ChatGPT, é “a primeira concorrente real” que a Apple tem “em muitas décadas“.

Como argumento, ele indicou que esse tema “não tem sido uma força particularmente grande” para a Maçã. Além disso, Sculley reforçou que o próximo CEO da companhia, que pode substituir Tim Cook no máximo dentro de alguns poucos anos, terá um trabalho grande pela frente em IAs agênticas.

“Na era de agentes de IA, nós não precisamos de um monte de aplicativos. Tudo pode ser feito por agentes inteligentes“, acredita o executivo, ao abordar os serviços que podem ser automatizados para realizar tarefas por conta própria dentro de um navegador ou aparelho.

John Sculley. (Imagem: Brad Barket/Getty Images for Kairos Society)

Sculley tem uma trajetória curiosa na Maçã. Ele foi CEO entre 1983 e 1993, recrutado por Steve Jobs após trabalhar na Pepsi e lançar campanhas de sucesso em vendas e marketing. Porém, os dois romperam a parceria anos depois — Jobs foi forçado a sair da empresa e Sculley teve uma gestão de altos e baixos em um período difícil para a marca.

As dificuldades da Apple com IA

A fala do executivo faz sentido de acordo com projetos atuais da Apple. Após prometer muitas inovações com o Apple Intelligence e uma nova versão turbinada da Siri, a empresa entregou bem menos do que o esperado.

Como resultado, ela ficou para trás no fornecimento de serviços de IA em aparelhos e sistemas operacionais se comparado com Google, Meta e Samsung, ente outros exemplos.

Para Sculley, essa mudança da Apple deve envolver também o oferecimento cada vez maior de plataformas por um modelo de pagamento recorrente em vez de uma compra única. Essa modalidade, já bastante usada na Maçã em serviços como Apple TV+ e Apple Arcade, é tida como mais vantajosa financeiramente e também se beneficia de automações.

“Quando nós tínhamos apps no centro de tudo, era sobre vender ferramentas e produtos. Quando você pensa em assinatura, é sobre as pessoas pagarem por algo enquanto elas precisarem”, defende.

Para deixar a briga ainda mais acirrada, o antigo CEO ainda nomeou uma pessoa que deve dar mais dores de cabeça para a Maçã. Trata-se de Jony Ive, ex-chefe de design da companhia e que, depois de décadas criando produtos icônicos, agora constrói um novo dispositivo justamente com a OpenAI.

Jony Ive, o antigo ‘mago’ do design de produto da Apple. (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)

“Ele é quem de fato elaborou e construir o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad. Se há alguém que provavelmente conseguirá trazer essa dimensão para grandes modelos de linguagem, neste caso para a OpenAI, possivelmente será Jony Ive trabalhando com Sam Altman“, prevê Sculley.

Quer ficar por dentro de mais novidades do campo de IA? Confira a seção especial sobre esse tema no site do TecMundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS