Por que Bully 2 nunca aconteceu? Cofundador da Rockstar revela a verdade

Lançado em 2006 e consagrado como um dos maiores clássicos do PS2, Bully rapidamente se tornou um dos títulos mais lembrados da Rockstar, conquistando público e crítica com sua proposta bem atípica ambientada em um colégio interno. Desde então, fãs do mundo todo pedem uma sequência direta — mas o projeto nunca saiu do papel.

Ao longo dos anos, rumores sobre Bully 2 circularam inúmeras vezes, alimentando expectativas de que a Rockstar pudesse revisitar a franquia em algum momento. O jogo chegou até a inspirar sucessores espirituais, mas infelizmente nenhuma continuação oficial foi lançada.

Agora, quase duas décadas após o lançamento do original, Dan Houser, cofundador da Rockstar Games, explicou em entrevista por que a aguardada sequência nunca aconteceu e colocou um fim a uma das maiores discussões da comunidade.

Por que Bully 2 nunca aconteceu?

Durante participação na Los Angeles Comic Con deste ano, em entrevista à IGN, Houser revelou que Bully 2 até chegou a existir em uma forma jogável inicial, mas nunca avançou. O motivo, segundo ele, foi a falta de tempo e de recursos dentro do estúdio.

“Naquela época, simplesmente não havia largura de banda para mais um grande projeto”, explicou Houser. “Tínhamos uma equipe criativa relativamente pequena e só podíamos focar em alguns jogos de cada vez”.

O executivo destacou que a Rockstar acabou priorizando outros lançamentos no período, como L.A. Noire, Red Dead Redemption, Max Payne 3 e, mais tarde, GTA 5. Cada um desses títulos demandou anos de desenvolvimento, o que inviabilizou dividir esforços em uma sequência de Bully.

Segundo Houser, a decisão também refletiu uma estratégia do estúdio de trabalhar em “projetos únicos e de grande escala”, em vez de manter várias franquias em andamento ao mesmo tempo. “Preferíamos concentrar tudo em uma ou duas produções principais, garantindo que fossem realmente marcantes”, disse.

Com isso, Bully 2 nunca saiu dos estágios iniciais. E, com a Rockstar agora totalmente focada em GTA 6, as chances de o colégio de Bullworth Academy voltar à ativa parecem cada vez mais distantes.

Bully 2 quase saiu do papel

Há tantos rumores sobre Bully 2 quanto estrelas no céu, mas uma série de publicações do perfil Bully2Info feitas no X (antigo Twitter) em junho de 2017 causou um certo alvoroço na rede social. O motivo? Diversas artes conceituais da sequência, incluindo cenários e personagens, foram compartilhadas por lá.

Posteriormente, em janeiro de 2022, uma extensa reportagem da Game Informer afirmou que esses vazamentos eram legítimos. Além disso, diversas fontes anônimas envolvidas no projeto deram uma ideia de como a esperada sequência poderia ter sido.

Segundo consta, a Rockstar New England era a responsável pela produção do jogo entre 2008 e 2010, mas não deu continuidade ao projeto para priorizar outras grandes produções da época, como Red Dead Redemption e Max Payne 3 — como explicado por Houser acima.

Porém, de acordo com outro relatório, desta vez publicado pelo VGC em outubro de 2019, o desenvolvimento da sequência teria ocorrido entre 2010 e 2013 e durado cerca de 12 a 18 meses antes do estúdio engavetá-la.

Em todo caso, como não tem nada oficial divulgado, considere uma janela de produção entre 2008 e 2013 — já que há essa disparidade de informações nos relatórios do VGC e da Game Informer, ambos veículos de boa credibilidade na indústria. 

Como seria Bully 2?

Considerando a reportagem mais recente (da Game Informer), após a estreia de GTA 4 em 2008, o cronograma de grandes lançamentos da Rockstar diminuiu, também marcando uma profunda mudança na direção de suas produções. É exatamente por esse motivo que o anúncio de um novo jogo da casa tornou-se um evento tão aguardado pelos fãs. 

Bully 2 estava alinhado à essa estratégia, pois era a chance que o estúdio precisava para deixar a propriedade em pé de igualdade com outras grandes franquias da Rockstar. Segundo um dos ex-desenvolvedores entrevistados pela Game Informer, “houve muito foco na caracterização do personagem e na profundidade dos sistemas para ver se conseguiríamos colocá-lo [Bully 2] no páreo com GTA”.

De acordo a estimativa, cerca de 50 a 70 pessoas da Rockstar New England trabalharam no projeto, cotado para ter um mapa tão grande quanto o de GTA 4, sendo “três vezes maior” que o do Bully original. A intenção, aparentemente, era que as ações do protagonista, que mais uma vez seria Jimmy Hopkins, tivessem um impacto considerável na experiência — tanto para o bem quanto para o mal. 

Aqui, um desenvolvedor menciona que Red Dead Redemption 2 herdou parte desse sistema. “Nós realmente queríamos ter certeza de que as pessoas se lembrassem do que você fez, então se você fez uma brincadeira com o seu vizinho, eles vão se lembrar disso”, explicou.

Além disso, o texto da Game Informer afirma que Bully 2 tinha uma build com cerca de seis a oito horas de gameplay, onde era possível explorar parte do mapa, interagir com NPCs e objetos e até completar missões. Segundo dois desenvolvedores anônimos, se a produção tivesse sido continuada, seriam necessários cerca de mais dois ou três anos para lançar o jogo. 

Mesmo com a explicação de Houser, a ausência de Bully 2 continua sendo uma frustração para muitos jogadores. E você, o que pensa sobre a Rockstar nunca ter desenvolvido uma sequência do clássico? Compartilhe sua opinião nas redes sociais do Voxel!

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