Silksong é o GTA 6 dos indies e lançamento surpresa foi insensível, diz dev de Hell is Us

Terça-feira chegou trazendo novidades quentes para quem acompanha o mundo dos games! O Checkpoint do dia 16 de setembro já está no ar, reunindo tudo o que você precisa saber sobre lançamentos, anúncios e até projetos que ficaram pelo caminho. Como sempre, este espaço será atualizado ao longo do dia, então vale a pena ficar de olho para não perder nada.

O grande destaque de hoje vai para as novidades envolvendo declarações sobre o lançamento surpresa de Silksong, que chegou abalando o mercado de games. Além disso, temos novas informações do cancelado Scalebound, que voltou a aparecer nos holofotes após anos de silêncio, além do aguardado lançamento da versão 1.0 de Palworld. 

Mas não para por aí: prepare-se para acompanhar todas as atualizações e curiosidades que movimentam o universo geek e gamer nesta terça-feira.

Silksong é o GTA 6 dos indies, diz diretor de Hell is Us

O aguardado Hollow Knight: Silksong voltou aos holofotes na gamescom 2025 com direito a demo jogável e presença na Opening Night Live. Porém, o que realmente pegou de surpresa a indústria foi o anúncio repentino de que o game chegaria apenas duas semanas depois

Para Jonathan Jacques-Belletête, diretor de Hell is Us, a decisão da Team Cherry pode até ser válida, mas foi um movimento que deixou marcas no mercado indie. Conforme o desenvolvedor, o lançamento surpresa agradou jogadores, mas foi prejudicial para algumas pessoas que trabalham na indústria.

Em entrevista ao canal Skill Up, Jacques-Belletête explicou que entende que não há nada de errado em uma estratégia desse tipo, mas que o peso de Silksong é tão grande que afetou diretamente outros lançamentos. Jogos como Demonschool e Baby Steps tiveram que ajustar suas datas para não bater de frente com o “fenômeno indie” de 2025. 

Review: Hell Is Us acerta em cheio com proposta ousada de fugir dos padrões

“Eles estão no direito deles, não há regras contra isso, mas quando você é tão grande, um shadow drop desse nível é meio chocante”, comentou. O diretor ainda foi além, chamando Silksong de “o GTA 6 dos indies” e descrevendo o movimento como “um pouco insensível”. Para ele, a decisão mostrou o tamanho da força da Team Cherry, mas também evidenciou como um único jogo pode bagunçar os planos de toda uma cena independente.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto?

Diretor de Scalebound assume culpa do cancelamento do game

O cancelado Scalebound voltou a ser assunto após declarações de Hideki Kamiya, ex-diretor da PlatinumGames. Em entrevista ao VGC, o criador admitiu que a responsabilidade pelo fracasso do projeto recai sobre o estúdio e sobre ele próprio.

Ele ressaltou que acredita que o desenvolvimento teria sido diferente caso o game tivesse sido publicado por uma empresa japonesa. Segundo Kamiya, existe uma diferença cultural significativa entre publishers do Japão e do Ocidente quando o assunto é dar liberdade criativa aos desenvolvedores.

Kamiya explicou que, em sua experiência, editoras japonesas costumam ser mais receptivas a ideias experimentais e a processos mais demorados, enquanto companhias ocidentais tendem a pressionar por resultados concretos e formatos já testados. Ele citou exemplos de jogos como Bayonetta e Okami, que introduziram mecânicas únicas e inovadoras, algo que poderia ter sido mais difícil de aprovar em parcerias com editoras estrangeiras.

No caso de Scalebound, o conceito envolvia controlar tanto um humano quanto um dragão, algo que não tinha referências claras no mercado. Para Kamiya, isso gerou insegurança em parte dos envolvidos, principalmente do lado ocidental, que preferia enxergar um formato mais definido antes de aprovar o avanço do projeto. Essa diferença de visão acabou pesando durante o processo, tornando a jornada mais complicada.

Palworld 1.0 ganha previsão de lançamento

A Pocketpair finalmente revelou quando Palworld vai deixar o acesso antecipado. O fenômeno que conquistou milhões de jogadores desde 2024 está planejado para receber sua versão 1.0 em 2026

O estúdio explicou que o lançamento oficial exigirá um grande trabalho de polimento, já que o game ainda carrega alguns “truques e estranhezas” que precisam ser ajustados antes de sair da fase de testes. Em um novo vídeo, a equipe destacou as grandes atualizações que já chegaram ao jogo, como Raids, Sakurajima, Feybreak e até suporte a cross-play. 

Apesar de confirmar que a atualização de inverno de 2025 será mais modesta, os desenvolvedores prometeram “algumas surpresas” até a chegada da versão final. Segundo a Pocketpair, a versão 1.0 trará uma quantidade massiva de conteúdo, mas o foco no momento é construir uma base sólida para que Palworld siga crescendo após o lançamento completo.

PlayStation pode realizar State of Play na semana que vem

A Sony pode estar prestes a realizar um novo State of Play já na próxima semana, segundo fontes confiáveis da comunidade gamer. O rumor reforça informações anteriores do Insider Gaming, que apontavam a realização do evento ainda em setembro com destaque para Marvel’s Wolverine, próximo grande projeto da Insomniac Games. 

O último showcase completo da PlayStation aconteceu em junho, e desde então a empresa apostou apenas em transmissões dedicadas a títulos específicos, como Ghost of Tsushima e 007 First Light. As expectativas são altas, já que o novo State of Play pode finalmente trazer novidades sobre Marvel’s Wolverine, previsto para 2026, além de possíveis atualizações de jogos aguardados como Marathon (Bungie), Phantom Blade 0 e até mesmo projetos inéditos. Até o momento, a Sony não confirmou oficialmente a apresentação.

Microsoft libera integração de lojas no app Xbox para todos

No lado verde da força, a Microsoft começou a liberar para todos os usuários do app Xbox no Windows uma nova biblioteca agregada de jogos. Agora, o aplicativo lista títulos de lojas como Steam, Battle.net e outras, funcionando como um launcher único para todos os jogos instalados no PC. A novidade já vinha sendo testada com Xbox Insiders, mas agora está disponível para todos, facilitando a navegação e o acesso aos games na nova experiência fullscreen do Xbox ROG Ally, que chega em breve.

Além da integração das lojas, o app Xbox também ganhou a seção “Meus App”, que permite instalar e abrir rapidamente aplicativos de terceiros, como navegadores, utilitários e outras lojas de games. 

E aí, o que está achando das novidades de games do dia? Comente nas redes do Voxel e TecMundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS