A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento oficial da biblioteca agregada de jogos no aplicativo Xbox para PC. Agora, todos os usuários do app no Windows já podem visualizar e acessar, em um só lugar, títulos instalados de outras plataformas como Steam, Battle.net e lojas parceiras — transformando o programa em um verdadeiro hub de games no computador.
Leia também: Xbox confirma nova geração de consoles para suceder o Xbox Series S e X
A novidade foi testada nos últimos meses com os membros do Xbox Insider, mas já está disponível de forma estável para todos. O recurso também foi projetado para se integrar à nova experiência em tela cheia do Xbox, que estará presente nos portáteis ROG Xbox Ally e Xbox Ally X.
Com isso, os jogadores poderão reunir sua biblioteca do Xbox, centenas de títulos do Game Pass e todos os seus jogos instalados de outras lojas de PC em uma experiência unificada. Até mesmo jogos do PlayStation para PC podem ser acessados dentro do aplicativo Xbox.
A seguir, confira como funciona a novidade e como usar a solução no computador.
Como funciona a biblioteca agregada no app do Xbox?
Agora não é mais necessário ser membro do Xbox Insider para acessar a função, tornando o uso mais simples e direto:
Basta ter o app Xbox no Windows instalado, entrar nas configurações e habilitar integrações na aba “Biblioteca e Extensões.Sempre que um título de uma loja compatível for adicionado ao PC, ele aparecerá automaticamente na aba “Minha Biblioteca” do app Xbox, além da lista de “Mais Recentes” na barra lateral.Atualmente, é possível integrar a experiência com grandes lojas do PC, incluindo Steam, GOG, Epic Store e Battle Net.
De acordo com Jason Beaumont, vice-presidente de experiências no Xbox, a ideia é simplificar o acesso e tornar a navegação “um clique de distância” para os games favoritos. Caso prefira ocultar algumas vitrines, basta acessar o menu de configurações do app e gerenciar quais plataformas ficarão visíveis na sua conta.
Outro destaque é a nova seção Meus Apps, que permite instalar e lançar rapidamente aplicativos de terceiros dentro do app Xbox — como navegadores, utilitários para jogos e até mesmo outras lojas. A função foi criada principalmente pensando nos dispositivos portáteis, mas também está disponível no PC.
Histórico e mais novidades também estão disponíveis
Vale ressaltar que esta não é a única novidade do app Xbox nos últimos meses. Recentemente, a Microsoft também liberou recursos extras, como a lista “Jump back in”, que sincroniza automaticamente o histórico de partidas entre Xbox consoles, PCs e dispositivos portáteis. Assim, é possível retomar os jogos exatamente do ponto onde parou, independente da plataforma.
A empresa já começou a liberar essa integração nos consoles anteriormente, e agora a função está disponível para o ecossistema completo do Xbox. Além disso, a seção também traz games jogáveis na nuvem, ampliando as opções para quem prefere não instalar os títulos diretamente no PC.
ROG Xbox Ally virá preparado para plataformas de PC
O lançamento da biblioteca unificada reforça a chegada dos portáteis ROG Xbox Ally, que terão Windows 11 como sistema operacional e suporte nativo para múltiplas plataformas de PC. Além do Game Pass e da biblioteca do Xbox, será possível acessar Battle.net, Steam e demais lojas, consolidando a proposta de um portátil com alma de PC gamer.
O ROG Xbox Ally ainda contará com compatibilidade com apps como Discord e Twitch, além de permitir o uso de mods e a instalação de jogos exclusivos de PC. A ideia é entregar uma experiência portátil sem abrir mão da flexibilidade de um computador.
Veja também: Microsoft confirma data de lançamento do ROG Xbox Ally para outubro! Veja preço e detalhes
Será que essa integração também pavimenta o caminho para que futuros consoles Xbox tenham suporte nativo a plataformas como Steam e Epic Games Store? O movimento da Microsoft indica que esse futuro pode estar cada vez mais próximo. Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel e TecMundo!