A Samsung está perto de começar a produção em massa do seu próximo chip topo de linha com o Exynos 2600. Informações do The Financial Times indicam que o vindouro modelo será o primeiro da gigante sul-coreana a estrear com um processo de fabricação na casa dos 2 nanômetros, que promete muito desempenho.
Como apontam os rumores, a dona dos smartphones Galaxy pode dar o aval para o início da produção ainda neste mês. O grande destaque é essa litografia reduzida para 2 nm, que utiliza a tecnologia gate-all-around (GAA), responsável por cercar os transistores do chip em todos os quatro lados para melhorar o desempenho e eficiência.
Entenda: Galaxy S26 pode ‘copiar’ iPhone e recarga magnética Qi2, mostra vazamento
Além do GAA, é esperado que a Samsung insira tecnologias como o Heat Path Block (HPB), que ajuda o chip a dissipar melhor o calor produzido em tarefas intensas. Dessa forma, a expectativa é que o chip traga melhorias consideráveis em relação ao seu antecessor, algo bem importante para a manutenção da Samsung nessa disputa com a Qualcomm.
Exynos 2600 vem forte para os S26
Galaxy S26 deve ficar bem servido de chips premium em 2026 (Imagem: Samsung)
Embora ainda não tenhamos informações adicionais sobre as especificações técnicas do Exynos 2600, há alguns vazamentos de desempenho. Testes vazados no Geekbench 6 indicam pontuação single-core de 3.209 pontos e multi-core de 11.256, bem similar ao que o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 5 vem alcançando.
A respeito das configurações desse modelo, a Samsung quer lançar o chip com configuração de dez núcleos em 1+3+6. Isso significa que seria um núcleo de extrema performance, três de alta performance e outros seis núcleos dedicados para eficiência energética com frequências perto dos 2,46 GHz.
Saiba mais: Vale a pena comprar o iPhone 17 no Paraguai?
O Exynos 2600 deve estrear somente no próximo ano com o lançamento dos Galaxy S26, e pode ser inserido nos smartphones em determinadas regiões. Vale notar que esses aparelhos também vão receber o futuro Snapdragon 8 Elite Gen 5, marcando uma disputa interna interessante no ecossistema Samsung.
Para mais informações sobre chips e outros componentes, além de lançamentos de smartphones, fique de olho no site do TecMundo.