Já disponível nos cinemas brasileiros, Quarteto Fantástico: Primeiros Passos dá início à Fase 6 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) com uma grande batalha contra uma entidade cósmica. No entanto, seus eventos não correspondem necessariamente ao que a empresa havia prometido anteriormente para os heróis.
Novos Vingadores: Thunderbolts quase teve um dos membros da equipe como vilão! Veja quem
Antes de ganhar uma aventura própria, a família mais conhecida dos quadrinhos havia aparecido anteriormente nos créditos de Thunderbolts. No entanto, quem decidir conferir a história mais recente pode acabar se frustrando por não ver nenhuma conexão entre os longas acontecendo. Cuidado com os spoilers a seguir!
Como o Quarteto Fantástico aparece em Thunderbolts?
Na cena pós-créditos de Thunderbolts, vemos o que parece ser a chegada do Quarteto Fantástico à linha do tempo principal do MCU. Nela, os Novos Vingadores recebem um sinal de alerta que mostra uma ameaça extradimensional se aproximando e, logo em seguida, o público pode ver uma espaçonave com o símbolo do grupo aparecendo.
Segundo o diretor de Primeiros Passos, Matt Shakman, a conexão não existe porque ele não sabia que ela era necessária;Ao Cinema Blend, o diretor explicou que a cena pós-créditos de Thunderbolts só foi gravada quando seu filme estava em uma etapa avançada de produção;Ele também explica que o mesmo aconteceu com a cena que encerra seu filme, no qual vemos a primeira aparição do Doutor Destino;Para quem viu os dois longas, a conclusão é que as duas cenas acontecem em ordem cronológica inversa;Em outras palavras: a aparição de Destino precede em algum tempo a fuga dos heróis rumo à dimensão central do MCU.
Segundo Shakman, trabalhar com o universo da Marvel é como fazer parte de uma corrida de revezamento. Assim, ele fez o melhor que podia antes de “passar o bastão” para os Irmãos Russo, que vão ter que fazer sentido das duas cenas de crédito nos eventos dos próximos filmes dos Vingadores.
MCU já teve outros problemas com cenas pós-créditos
A confusão envolvendo a conexão entre Thunderbolts e Quarteto Fantástico é compreensível. Durante anos, a Marvel Studios usou suas cenas pós-créditos como uma forma de convencer o público a acompanhar todos os seus longas, trazendo um pequeno “aperitivo” de histórias futuras.
Enquanto nesse caso a situação pode ser atribuída a uma questão cronológica, a empresa já teve problemas maiores no passado. Um dos maiores exemplos disso foi a cena que encerra O Incrível Hulk, de 2008, que só teve sua resolução em Capitão América: Admirável Mundo Novo, lançado este ano.
Segundo Kevin Feige, essa é uma questão que a Marvel Studios pretende tratar com mais cuidado daqui em diante. Ele afirma que a empresa chegou a uma fase na qual deseja apostar mais na qualidade do que na quantidade, bem como pretende voltar a um tempo no qual suas histórias funcionavam melhor como experiências fechadas em si próprias.
Qual o tamanho do Galactus em Quarteto Fantástico Primeiros Passos?
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!