O CERT.br lançou um novo artigo educativo sobre a natureza, prevenção e combate a ransomwares em empresas. Publicado nesta segunda-feira (28), o material serve como um guia para fortalecer a resiliência das companhias frente a esse tipo de ameaça.
O manual, intitulado “Ransomware: Como se Proteger”, foi apresentado ao público durante o 13º Fórum Brasileiro de CSIRTs, realizado em São Paulo. “Ataques de ransomware tornaram-se um grande problema enfrentado por organizações de diferentes tamanhos, tanto no Brasil quanto no mundo, causando diversos prejuízos, como perdas financeiras, interrupção das operações e vazamento de dados”, descreve a entidade.
Leia mais: Record News tem sinal ‘invadido’ e exibe vídeo com mensagem misteriosa
O conteúdo do guia é dividido em quatro seções: “Como acontece”, “Como se proteger”, “Como detectar” e “Como responder”. Cada uma delas aborda aspectos essenciais sobre o comportamento típico de ransomwares, métodos conhecidos de prevenção, ferramentas de detecção e estratégias de resposta a incidentes.
No material, o CERT.br explica, de forma acessível, como um ransomware se comporta e pode ser evitado. (Fonte: CERT.br/Reprodução)
“Os ataques de ransomware evoluíram em complexidade, estão cada vez mais organizados e têm sido uma ameaça frequente às organizações”, afirmou a gerente do CERT.br, Cristine Hoepers. “Nosso objetivo com o guia é fornecer um roteiro claro e simples, que possa ser utilizado não só por equipes técnicas, mas também por administradores e gestores de empresas”, complementou.
De acordo com um relatório recente da Brasscom, o Brasil aparece como o 12º país que mais investe em segurança cibernética no cenário internacional. O documento destaca que o país está na vanguarda de diversas tecnologias, mas ainda enfrenta desafios na aplicação prática dessas soluções.
Como é o material do CERT.br?
O guia produzido pelo CERT.br é um material didático, coeso e acessível sobre proteção cibernética. Apesar de conter conteúdo técnico, o texto foi elaborado de forma que profissionais com diferentes níveis de familiaridade com tecnologia possam compreendê-lo.
O documento descreve como os ransomwares atuam, desde o início da invasão até a escalada de privilégios e o sequestro de plataformas e dados corporativos. Em seguida, apresenta mecanismos de proteção e orientações de boas práticas que podem ser implementadas para mitigar os riscos antes que o ataque ocorra.
Por fim, o CERT.br detalha como responder a uma ameaça, incluindo análise de danos, contenção do problema e, quando possível, a recuperação dos dados comprometidos.
Acesse o manual na íntegra no site oficial do CERT.br.
Confira: Estudo aponta que sistema de reconhecimento facial não reduziu crimes em São Paulo
O CERT.br — Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil — é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) mantido pelo NIC.br. O NIC.br, frequentemente citado em reportagens do TecMundo, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela operação do domínio “.br” e por outras atribuições relacionadas à internet no país.