Bemobi entra em energia; negócio pode igualar telecom em 3 anos

A Bemobi, que integra soluções de conteúdo e pagamento com operadoras de telecom, está entrando no setor de energia – um mercado com um volume transacionado três vezes maior.

A empresa fechou dois acordos comerciais para processar parte dos pagamentos dos clientes da Energisa e Equatorial. 

O movimento faz parte de uma estratégia de diversificação de receita que começou depois do IPO da Bemobi há um ano e meio.

Antes da oferta, a empresa tinha mais de 80% de sua receita vindo de sua plataforma de distribuição de games mobile e aplicativos — um modelo que funciona como uma espécie de ‘Netflix dos apps’. (A Bemobi recebe das operadoras num modelo de revenue share). 

Depois do IPO, o CEO Pedro Ripper fez dois M&As — comprando a M4U e a Tiaxia — posicionando a Bemobi nos segmentos de pagamentos e microfinanças.

Hoje, essas duas verticais já respondem por 40% da receita da empresa. Outros 25% vêm da vertical de SaaS, em que ela vende softwares de gestão para as operadoras de telecom; e 35% das assinaturas da plataforma de apps.

Os acordos com a Energisa e Equatorial envolvem a tecnologia da M4U, que oferece soluções de pagamento end to end para empresas de telecom

Esse pacote inclui desde o sistema anti-fraude até o gateway de pagamento, passando pelo processamento da transação.

“Há uns seis meses começamos a olhar as indústrias que tinham desafios parecidos [aos de telecom], e vimos que as distribuidoras enfrentam problemas bem semelhantes,” Ripper disse ao Brazil Journal.

Segundo ele, as distribuidoras enfrentam três grandes desafios: inadimplência; custo alto de arrecadação (já que boa parte das faturas ainda é paga nas lotéricas); e mudanças regulatórias, com a provável liberação do mercado livre de energia para o consumidor final. 

A solução da Bemobi ajuda a endereçar os três.

“Levando [o pagamento] para o digital, você já reduz muito o custo de arrecadação,” disse ele. Além disso, “a gente consegue oferecer a opção de pagar parcelado a fatura e em vários canais, como Whatsapp, website e app, o que tende a reduzir a inadimplência e a fidelizar o cliente, o que será muito importante quando o mercado abrir.”

A Bemobi está em negociações com “todas” as grandes distribuidoras para fechar contratos nesses mesmos moldes, disse o CEO.

A aposta é se consolidar num mercado que, segundo Ripper, é 3x maior que o telecom em termos de volume transacionado (TPV) anual.

A Bemobi não estima quanto a nova vertical pode adicionar em receita de imediato, mas Ripper disse que espera que, em três anos, seu TPV no setor de energia já seja igual ao que a empresa faz hoje em telecom (cerca de R$ 6 bilhões por ano). 

A Energisa vai implementar a solução da Bemobi em 100% de sua base de mais de 20 milhões de clientes. A Equatorial vai começar com 25% da base no Sul e em algumas regiões do Norte. 

Nessa vertical, a Bemobi não ganha nenhum valor fixo, e sua remuneração é em cima de um take rate do valor transacionado. “Compramos um pouco o risco, mas se geramos um ganho real para o cliente, participamos desse ganho.”

O movimento vem num momento em que a ação da Bemobi negocia cerca de 40% abaixo do IPO — uma queda que até parece tímida se comparada com outras empresas de tecnologia.

Mas em termos de múltiplos a compressão foi muito maior, dado que a empresa dobrou de tamanho nos últimos doze meses, disse o CEO. 

Um ano atrás, a Bemobi negociava a cerca de 12x EBITDA. Hoje, o múltiplo está em 3,5x.

Dada essa realidade, Ripper disse que a empresa enfrenta um dilema: recomprar sua própria ação ou fazer mais M&As, como prometido no IPO?

“Estamos com um programa de recompra aberto e quando terminar vamos abrir outro! Enquanto o valor tiver nesse patamar, vamos continuar fazendo isso,” disse ele. “Mas também não dá para deixar bons deals passarem. Temos que calibrar para conseguir fazer as duas coisas.”

The post Bemobi entra em energia; negócio pode igualar telecom em 3 anos appeared first on Brazil Journal – Criado por Geraldo Samor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS