A qualidade dos ativos do Nubank tem sido um tema de crescente debate no mercado nos últimos meses — com diversos analistas apontando para uma piora da carteira de crédito do banco do cartão roxo e um aumento da inadimplência acima do mercado.
O UBS BB — um dos bancos que tem levantado essa bola — decidiu trazer um dado que supostamente comprova a tese.
Num relatório publicado hoje, o banco estima que de 16% a 20% de todos os clientes que têm algum crédito do Nubank estão passando por dificuldades financeiras.
A estimativa foi feita usando dados do próprio Nubank e do Banco Central. Segundo o UBS BB, no segundo tri o Nubank fez writeoffs de R$ 2,7 bilhões (de 800 mil clientes de cartões de crédito e 400 mil clientes de empréstimos pessoais).
Além disso, o banco tinha R$ 9 bilhões em empréstimos que exigem algum nível de provisionamento, envolvendo 3,5 milhões de clientes do cartão e 500 mil de empréstimo pessoal.
Em outras palavras: cerca de 4 milhões de clientes com créditos do banco já exigem alguma provisão, e outros 1,1 milhão já causaram writeoffs. A soma destes dois grupos equivale a 20% dos clientes que têm algum tipo de crédito com o Nubank.
Mas como pode haver algum overlap entre essas duas categorias de empréstimos, o UBS BB estimou que 16% dos clientes do Nubank estão em dificuldade financeira.
Os analistas estimaram que, desde 2020, o Nubank fez writeoffs envolvendo 6 milhões de clientes de cartões e 3 milhões de clientes do empréstimo pessoal.
“Estimamos que o Nubank tenha mais 5,5 milhões de clientes com dívidas renegociadas e 4 milhões de clientes com dívidas exigindo algum tipo de provisionamento,” escreveu o time liderado por Thiago Batista.
No relatório, o UBS BB disse ainda que a penetração do cartão de crédito do Nubank na base de clientes do banco tem caído: o segundo tri marcou a menor penetração desde 2020 (o dado mais antigo disponível).
No período, o Nubank reportou 38,1 milhões de cartões de crédito ativos, uma penetração de 36,4% de sua base total de clientes.
“Por outro lado, o número de clientes com empréstimos sem garantia atingiu 8,6 milhões, ou 8,2% da base de clientes do Nubank, o nível mais alto desde 2020,” diz o relatório.
A adição líquida de cartões de crédito também caiu para 300 mil por trimestre no primeiro semestre, em comparação a uma média de 1,8 milhão em 2022 e 2023.
Já a adição líquida de empréstimos pessoais atingiu 750 mil clientes por trimestre, em comparação a 475 mil em 2023 e 725 mil em 2022.
“Alguma desaceleração [na adição líquida de cartões] poderia ser esperada depois do crescimento forte inicial, mas a magnitude tem sido maior que o esperado e provavelmente conectada com os problemas na qualidade dos ativos entre os clientes do Nubank.”
A ação do Nubank cai 4,6% hoje. O papel ainda negocia perto de sua máxima histórica, com um market cap de US$ 65,5 bilhões (R$ 367 bilhões) na Bolsa de Nova York.
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