Nvidia e AMD podem acabar com GPUs ‘baratinhas’; confira o motivo

Com a iminente crise no fornecimento global de chips de memória para as fabricantes, o preço do hardware deve subir bastante, e até as GPUs serão afetadas. Uma publicação do site sul-coreano Hankyung indica que Nvidia e AMD podem acabar com suas linhas baratinhas por conta dos problemas na cadeia de suprimentos.

Em uma longa reportagem sobre os efeitos dessa crise de chips, o veículo asiático aponta para o incomum movimento que as duas marcas podem adotar. A estratégia analisada por ambas seria a de ‘matar’ as placas de vídeo de entrada, que possuem preços mais baixos, e focar nos modelos vendidos por valores mais altos no mercado global.

Por mais que não cite nominalmente os produtos supostamente afetados, não é difícil descobrir. A Nvidia tem os modelos GeForce RTX 5050 e RTX 5060 da atual geração Blackwell, enquanto a mais barata da AMD com a microarquitetura RDNA 4 é Radeon RX 9060 XT, e assim como a 5060, ambas possuem versões de 8 e 16 GB.

Brasil seria amplamente afetado caso as fabricantes descontinuassem os modelos de entrada (Imagem: Nvidia)

O principal motivo é que ambas as empresas usam memórias GDDR6 e GDDR7 na fabricação desses produtos. Chamada de VRAM, essa tecnologia é relativamente similar à memória RAM normal, mas adaptada para o uso em vídeo, e também é um componente do tipo volátil, que armazena dados temporariamente.

Rumores extremos demais?

Boa parte da reportagem é embasada por analistas da indústria, inclusive por um documento da TrendForce, que faz comentários bem similares. “É provável que as empresas reduzam a produção de produtos de baixo custo com margens reduzidas e aumentem os preços em geral”, explica a empresa especializada em mercado.

Apesar disso, reduzir ou descontinuar placas de vídeo mais baratas parece não fazer tanto sentido assim;Dados do Steam Survey apontam que as dez placas de vídeo mais usadas pelos usuários são modelos de entrada;Esses modelos, embora sejam mais baratos, são vendidos em maior volume ao nível global;Placas gráficas entusiastas, como as RTX 5080 e RTX 5090, são menos compradas, mas contam com ticket médio de retorno mais alto para as empresas;Mesmo em momentos delicados, como a crise de semicondutores na pandemia, Nvidia e AMD não abriram mão de seus modelos de entrada;O que pode acontecer é essas empresas reduzirem a fabricação dos modelos, em um movimento que a demanda irá superar a oferta;Com isso, a chance dos preços novamente atingirem preços extremamente altos são bem grandes.

Vale notar que todas essas informações são somente rumores, e será preciso aguardar por maiores detalhes. Ainda assim, com a crise de chips novamente batendo na porta, pode ser uma boa ideia aproveitar as promoções de fim de ano para dar um bom upgrade no PC, e você pode usar o nosso Guia de Compras para conseguir descontos.

Quer acompanhar novidades sobre novidades da Nvidia, AMD e o mercado de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS