Google cria ferramenta de vibe coding para criar apps com prompts de texto

A Google apresentou uma nova forma de programação de aplicativos inteiros a partir de inteligência artificial (IA). A ferramenta é uma experiência de vibe coding que funciona dentro do Google AI Studio e pode ser usada até por quem não é um desenvolvedor experiente.

Com o serviço, que se chama Build in AI Studio e funciona a partir de uma caixa de texto, é possível solicitar a criação de um código funcional para um aplicativo que rode com base em IA. Ele pode ter as mais diversas utilidades, desde jogos até automatizações de tarefas artísticas ou de produtividade.

O recurso utiliza as tecnologias de IA da própria Google para construir apps, incluindo:

o modelo de linguagem Gemini 2.5 Pro para interpretar os comandos e servir de chatbot;o Gemini 2.5 Flash Image (também conhecido como Nano Banana) para criar imagens;o Imagen para produzir imagens de alta qualidade e resolução;o Gemini Live para respostas em áudio;o Veo 3 para a geração de vídeos.A tela inicial do Build in IA Studio. (Imagem: Reprodução/Google)

A criação de apps inicialmente é gratuita para todos os usuários com uma conta Google. Porém, o serviço pode solicitar cobranças caso você queira usar APIs mais avançadas para o desenvolvimento da ferramenta, como versões atualizadas de modelos de linguagem, ou executar o código na estrutura do Cloud Run da própria empresa.

Como usar o novo vibe coding da Google

Para começar a criar um aplicativo pelo Build in AI Studio, acesse a página da ferramenta neste link e entre com a sua conta do Google, caso ainda não esteja logado.

Em seguida, digite na caixa de texto qual é a estrutura pensada para o aplicativo, a utilidade dele e quais serão os recursos disponíveis. Nos cartões disponíveis na parte inferior, você seleciona quais tecnologias da Google pretende usar.

Se você precisa de uma inspiração, é possível pressionar o botão “Estou com Sorte“. Herdada do buscador do Google, essa função sugere algumas estruturas prontas de prompts para que você teste a ferramenta ou adapte os textos, indicando também quais serão as APIs utilizadas.

Em seguida, clique em “Build” e aguarde o processo de desenvolvimento do código. Depois da construção da primeira versão do app, que tende a levar menos de um minuto, o usuário é direcionado para uma tela diferente para a edição do resultado.

Uma das sugestões da Google transformada em aplicativo com IA. (Imagem: Nilton Kleina/TecMundo)

Na aba da esquerda, é possível pedir alterações no código com detalhes específicos sobre o que mudar ou algo mais geral, como “mudar a personalidade do chatbot”.

Na tela da direita, você pode ter uma prévia do app gerado e também consultar o código propriamente dito, caso seja mais familiarizado com a área. O resultado pode ser salvo no GitHub ou no Google Drive, além de baixado para o seu computador e executado na infraestrutura em nuvem da Google.

A empresa prometeu melhorias e incrementos para a experiência no futuro, incluindo integração com sistemas de segurança, autenticação e armazenamento de dados — algo que ainda não existe na versão atual e é importante em um app comercial.

Sabia que o vibe coding já é usado também por cibercriminosos para construir malwares? Confira mais detalhes nesta matéria!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS