OpenAI desmente rumor de que GPT-6 seria lançado ainda em 2025

A empresa de inteligência artificial (IA) dona do ChatGPT não planeja lançar a próxima grande atualização do seu modelo de linguagem tão cedo. A informação desanima alguns usuários, em especial após um rumor indicar que um novo anúncio da OpenAI estaria próximo.

Tudo começou com a fala do analista Mark Mahaney, da Evercore ISI. Em uma entrevista para a CNBC e sem detalhar de onde obteve a informação, ele citou que o GPT-6 sairia “antes do fim do ano“, ou seja, no máximo nos próximos dois meses.

A comunidade de IA ficou empolgada com o lançamento de uma atualização tão próxima: o GPT-5, atual variante mais avançada do grande modelo de linguagem (LLM) da empresa, só começou a ser disponibilizada para todos os usuários em agosto de 2025.

Quem desmentiu a fala do analista foi o usuário @tszzl, que é presença frequente na rede social X e trabalha como pesquisador na OpenAI. Como resposta a uma publicação de um perfil de notícias na plataforma, ele simplesmente respondeu “Não” ao questionamento sobre a proximidade do lançamento.

O que esperar do GPT-6?

Até o momento, não há muitas informações sobre os recursos desenvolvidos pela OpenAI para a próxima versão do modelo de linguagem, que integra o ChatGPT e outros serviços parceiros. Porém, declarações de Sam Altman, CEO e cofundador, já indicam caminhos que serão seguidos:

Segundo o executivo, o público quer mais “memória”, ou seja, que o chatbot se lembre de conversas anterior com o usuário e as preferências de cada pessoa sobre a criação de conteúdos;Altman ainda citou que futuras versões permitirão que cada pessoa defina o tom e a personalidade do robô. Por outro lado, a OpenAI também trabalha para deixá-lo sem viés político ’em nenhuma direção’;O CEO prometeu um lançamento “significativamente melhor” em comparação com a chegada do GPT-5. O modelo foi bastante criticado na chegada, em especial por ser mais lento, menos criativo nas respostas e até “frio” no tratamento aos usuários — tanto que a OpenAI permitiu o ‘recuo’ para versões anteriores até fazer algumas correções; O ChatGPT ainda vai ganhar em breve um “modo adulto”, que permite interações de teor erótico com o usuário. Porém, não se sabe se ele será habilitado antes ou depois do próximo modelo de linguagem.

Outra possibilidade especulada pelo mercado está no lançamento de uma variante intermediária pela OpenAI. Em vez do salto direto para a sexta geração, ela pode optar também por liberar um GPT-5.1 ou GPT-5.5 com melhorias mais sutis, por exemplo, enquanto trabalha na versão mais aprimorada por um período maior.

Para além de um novo modelo de linguagem, a empresa tem feito vários acordos que deve trazer frutos no ano que vem. Fora parcerias com a Oracle e a Nvidia para infraestrutura de servidores, a OpenAI vai começar a produção própria de chips para IA em uma aliança com a Broadcom.

Quer saber mais sobre a história da OpenAI e do ChatGPT? Confira este vídeo preparado pelo TecMundo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS