O Sora, aplicativo que transforma prompts em vídeos gerados por inteligência artificial, deu as caras na Play Store — ao menos como página de produto. O registro foi identificado pelo repórter Artem Russakovskii (@ArtemR, no X), do site Android Police, que compartilhou a descoberta nas redes sociais.
Segundo a descrição publicada na loja, o Sora pode “transformar suas ideias em vídeos”. A ficha segue: “O Sora é um novo tipo de aplicativo criativo que transforma prompts de texto e imagens em vídeos hiper-realistas com som, utilizando os mais recentes avanços da OpenAI”.
Leia mais: OpenAI não é mais obrigada a guardar conversas excluídas do ChatGPT
⚠⚠⚠ @OpenAI‘s Sora Android app just popped up on the Google Play Store @GooglePlay: https://t.co/JuRJzGh2zd.
It’s not available yet, but open for pre-registration in the US and Canada.
— Artem Russakovskii (@ArtemR) October 11, 2025
Na prática, o Sora se apresenta como uma espécie de TikTok, cujas publicações são todas geradas por modelos de IA da OpenAI. A proposta lembra iniciativas recentes de outras plataformas que investem pesado em conteúdo sintético, como o Vibes, da Meta, com a diferença de que, no Sora, o conteúdo parece vir exclusivamente de modelos generativos.
Anunciado em 30 de setembro deste ano, o Sora já é um sucesso — ao menos, em número total de downloads. A plataforma foi baixada mais de 1 milhão de vezes em 10 de dezembro de 2025, época em que ele estava disponível exclusivamente no iOS.
Ainda indisponível para download
Por ora, o pré-registro está disponível nos Estados Unidos e no Canadá, conforme sinalizado na página do app. Não há, porém, nenhuma previsão oficial de lançamento para Android, tampouco indicação clara sobre quando o aplicativo será liberado para mais mercados — ou se haverá alguma restrição quanto ao acesso.
Confira: Jony Ive e Sam Altman enfrentam dificuldades conceituais sobre o novo “dispositivo com IA”
Quer ser avisado quando o Sora chegar ao Brasil ou aparecer para download? Acompanhe o TecMundo: publicaremos atualizações assim que houver novidades sobre disponibilidade, funcionamento e implicações da nova plataforma.