Review: Logitech G915X é um teclado gamer mecânico silencioso e sem fio

Quando o assunto é periférico gamer, a Logitech já é uma referência no mercado. A marca possui vários produtos na linha Logitech G que ocasionalmente chamam a atenção em promoções como a Black Friday. Um desses produtos é o teclado Logitech G915X Lightspeed TKL, que é o tema da análise de hoje.

Lançado em 2024 pela companhia, o modelo traz evoluções em relação ao modelo G915 padrão, entregando uma experiência de ponta entre teclados mecânicos de baixo perfil. A qualidade, no entanto, vem acompanhada de um preço: o modelo é vendido no Brasil por valores que partem dos R$ 880.

Mas, afinal, vale a pena gastar tudo isso no teclado? O G915X Lightspeed TKL justifica essa cifra? Confira mais detalhes na review completa abaixo.

O que vem na caixa do teclado?

O G915X Lightspeed traz uma embalagem robusta e vem bem embalado em um papel grosso, o que ajuda na proteção durante longas viagens para entrega. Além do teclado, a caixa inclui um cabo USB para carregamento, um receptor sem fio, um extensor USB e a clássica papelada para o usuário.

Todos os acessórios seguem os padrões de qualidade já conhecidos da Logitech. O cabo tem 1,80 cm e traz conexão USB-A e USB-C, com o extensor também contando com as duas conexões.

Já o receptor sem fio USB de 2,4 GHz com a tecnologia Lightspeed conta com conexão USB-A e pode ser pareado com diferentes dispositivos da linha Logitech G. Assim, caso você possua um mouse ou headset da linha, por exemplo, é possível utilizar apenas um receptor — garantindo uma experiência unificada e mais confortável para quem já é cliente da marca.

Design do teclado

Falando do teclado em si, o G915X Lightspeed TKL traz um visual similar ao modelo G915, mas com algumas mudanças pontuais para melhorar a experiência. O modelo testado por aqui conta com corpo preto de alumínio com acabamento escovado, o que garante um visual bem premium.

Embaixo, ele conta com pés de borracha na parte inferior e três níveis de altura. Outro detalhe é a presença de uma abertura “nas costas” para inserir o receptor wireless, o que pode ser útil para viagens ou na hora de transportar o dispositivo.

Falando em transporte, o modelo testado é bem compacto, pois não tem teclas numéricas, mas é pesadinho. Graças ao corpo em alumínio, o produto conta com 860 gramas, mesmo sem cabos.

O corpo do dispositivo também inclui luzes RGB e teclas de mídia na parte superior direita, incluindo um botão físico rolável para aumentar e diminuir o volume. No outro lado, o dispositivo conta com quatro botões:

Tecla Lightspeed, para uso com o receptor sem fioTecla Bluetooth, que permite parear o teclado com dispositivos com essa conexãoTecla do Modo de Jogo, que pode ser acionada ao jogar e bloqueia teclas ou aciona comandos pré-definidos.Tecla de Brilho, que permite acionar diferentes modos de luzes para as teclas com RGB.

Por fim, é válido ressaltar que o produto vem com design de teclado internacional, sem botões com o nosso tradicional “ç”. Ainda assim, independente do dispositivo em que você usar, é possível configurar o padrão ABNT no computador.

Especificações completas

O Logitech G915X Lightspeed é um teclado mecânico de baixo perfil (low profile). Ou seja, as teclas possuem uma altura reduzida e não fazem tanto barulho quanto os modelos mecânicos convencionais, mas ainda entregam precisão com switches da linha Tactile.

 

Confira abaixo as especificações completas do teclado:

Dimensões

Altura: 22,6 mmLargura: 150 mmComprimento: 368 mm

Especificações gerais

Tipo de bateria: polímero de lítio recarregávelPeso (sem cabo): 860 gComprimento do cabo: 1,8 m

Autonomia

LIGHTSYNC RGB a 100% de brilho: até 42 horasLIGHTSYNC RGB a 50% de brilho: até 100 horasLIGHTSYNC RGB desligado (branco): até 1.000 horasLIGHTSYNC RGB desligado (preto): até 1.000 horas

Observação: Para atingir a autonomia máxima, o RGB deve ser desativado pelo botão de brilho. O G HUB pode mostrar estimativas menores (236h no modelo branco e 90h no preto).

Switches

Força de acionamento (Linear): 43 gForça de acionamento (Tátil): 45 gPonto de acionamento: 1,3 mmDistância total de movimentação: 3,2 mm

Sustentabilidade

Alumínio com baixa pegada de carbonoEmbalagem com certificação FSCPlástico reciclado:
Branco: ~20% PCR
Preto: ~30% PCR

Garantia

Garantia limitada de hardware: 2 anos

Compatibilidade (LIGHTSPEED via receptor USB)

Windows 10/11 (versão 10V.1809 ou superior)macOS X 10.11 ou superior

Compatibilidade (Bluetooth)

Windows 11 ou superiormacOS 11 ou superiorChromeOSAndroid 4.3 ou superioriOS 10 ou superior

Software (opcional)

Logitech G HUB (requer acesso à Internet)

Experiência de uso: Teclado mecânico silencioso e boa automonia

Após cinco anos usando um teclado de membrana voltado para trabalho na minha rotina, meu maior receio quando comecei a testar o 915X era o barulho. Afinal, teclados mecânicos são conhecidos pelo seu clique característico.

No entanto, o teclado de perfil baixo dos switches garante uma experiência bem silenciosa. Curiosamente, o G915X é mais silencioso que o teclado que uso no cotidiano, com membrana.

As teclas também possuem um formato côncavo confortável de usar e o formato compacto também é ótimo para usar por horas. Com isso, o modelo é uma boa opção para quem trabalha de dia e joga de noite, por exemplo.

O teclado também se destaca pela versatilidade. Além das teclas de mídia serem úteis no dia a dia, os botões Lightspeed e Bluetooth permitem trocar facilmente entre dois dispositivos diferentes.

A tecla de games também tem sua utilidade, principalmente para quem costuma esbarrar em botões desnecessários durante o gameplay. A tecla de brilho também é útil para quando a energia está baixa, permitindo reduzir a intensidade das luzes para garantir mais autonomia.

E a bateria?

Falando em autonomia, o teclado também não decepciona na vida da bateria. A Logitech promete até 42 horas de uso com os LEDs ligados, e foi exatamente isso que ocorreu por aqui. O modelo pôde ser usado por cerca de quatro dias, em sessões de aproximadamente 10 horas, antes de uma luz vermelha apontar a necessidade de carga.

Como esperado, o modelo também pode ser utilizado enquanto está carregando. Ou seja, basta conectar o caso USB-C/USB-A na tomada ou no computador e seguir utilizando normalmente — a carga total leva cerca de quatro horas, dependendo da velocidade da porta de carregamento.

Múltiplos modos de iluminação e memória integrada

Para quem gosta de cores, o teclado da Logitech também está repleto de luzes RGB. Todas as mais de 90 teclas contam com retroiluminação customizável.

Ao sair da caixa, o G915X funciona com as teclas em um padrão de “respiração”, onde os LEDs RGB ficam piscando. Felizmente, você pode mudar esse padrão logo de cara, sem qualquer software, usando um conjunto de atalhos descritos no manual:

Brilho + tecla 1 — FixoBrilho + tecla 2 — Respiração (Percorrer as cores ao pressionar novamente)Brilho + tecla 3 — OndulaçãoBrilho + tecla 4 — Ciclo de coresBrilho + tecla 5 — Onda de cor (Percorrer as direções ao pressionar novamente)Brilho + tecla 6 — Efeito de assinatura 1Brilho + tecla 7 — Efeito de assinatura 2Brilho + tecla 8 — Efeito de iluminação personalizado 1Brilho + tecla 9 — Efeito de iluminação personalizado 2Brilho + tecla “-” — Reduz a velocidade do efeitoBrilho + tecla “+” — Aumenta a velocidade do efeito

O teclado também vem com memória integrada, permitindo salvar até três perfis de iluminação e macros diretamente no hardware. Com isso, é possível trocar as configurações sem usar a internet, apenas pressionando FN e F2, F3 ou F4.

No entanto, toda a configuração das teclas, padrões de iluminação e intensidade precisa ser realizada por meio do software Logitech G Hub.

Software permite customizar e configurar o teclado

O G915X Lightspeed TKL funciona com o software Logitech G Hub, que é descrito como opcional pela Logitech. No entanto, o uso do programa é praticamente obrigatório se você precisa fazer alguma customização ou quer salvar perfis de uso no hardware do teclado.

O programa está disponível de graça e reconhece facilmente o teclado. O software decepciona com as suas interfaces com pouca intuitividade, mas traz múltiplas opções interessantes, desde que você pegue o jeito da coisa.

O programa permite configurar os efeitos de iluminação, cores de cada tecla e até fazer perfis totalmente customizados com outros periféricos. No entanto, todo esse processo pode ser bem complicado para quem não está acostumado com o programa, exigindo bastante tempo de dedicação.

No fim das contas, minha única experiência negativa com o programa foi justamente no software, já que algumas ações simples, como salvar perfis nos macros para usar offline, acabam exigindo múltiplos passos.

Vale a pena?

Sem sombra de dúvidas, o G915X Lightspeed TKL é um dos melhores teclados que já testei e justifica seu posicionamento como produto premium. O design reduzido e silencioso me impressionaram, principalmente pela precisão entregue pelo produto.

O modelo também conta com um alto nível de customização de suas cores e funções úteis, como as teclas de mídia e o botão gamer. No entanto, um ponto importante mesmo é a versatilidade trazida pela rápida conexão Lightspeed e a opção de também usar o Bluetooth, permitindo conectar o periférico em dois aparelhos diferentes.

O modelo também não deixa a desejar com sua bateria, que dura até 40 horas mesmo com os LEDs RGB em funcionamento. Como o modelo custa cerca de R$ 800 no e-commerce, esse tipo de autonomia é mais que bem-vinda para o uso no dia a dia.

O Logitech G915X Lightspeed TKL se destaca como uma opção sólida para quem busca um teclado premium, silencioso e altamente funcional.

No entanto, o modelo ainda conta com limitações que podem afastar consumidores mais exigentes. O produto é vendido por aqui no padrão internacional, sem a tecla “Ç”, mas você pode configurar tudo via software para o padrão ABNT2.

Além disso, o software Logitech G Hub, que está repleto de funcionalidades interessantes, pode ser confuso para quem não é familizarizado com esse tipo de programa. No entanto, esses são apenas detalhes em um produto que, no geral, entrega uma experiência de qualidade, desde que você esteja disposto a pagar seu preço.

Considerando o conjunto da obra, o Logitech G915X Lightspeed TKL se destaca como uma opção sólida para quem busca um teclado premium, silencioso e altamente funcional. Ele equilibra bem estética, desempenho e recursos, sendo uma escolha certeira para quem deseja elevar o setup — tanto para jogar quanto para trabalhar — sem abrir mão da praticidade e de uma boa autonomia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS