Que fim levou a Colheita Feliz, jogo de fazendinha que fez sucesso no Orkut?

A rede social Orkut foi a plataforma mais adorada pelos brasileiros entre os anos de 2005 a 2013. Neste período em que ela esteve no ar, inclusive com o escritório oficial no país, muita gente passou o tempo nas comunidades, vendo os recados no mural (scraps) e também se divertindo com alguns jogos.

Esses games para redes sociais não eram complexos e nem tinham gráficos avançados, mas contavam com uma temática atrativa e mecânicas viciantes para prender a atenção e convencer você a retornar no dia seguinte. Entre eles, o mais popular do período no Orkut foi o Colheita Feliz.

Mas você sabe por onde anda esse fenômeno da internet, que teve até vários guias publicados nos primórdios da história do TecMundo? A seguir, relembre e entenda o que aconteceu com o jogo.

O que era o Colheita Feliz

Colheita Feliz foi um jogo para redes sociais que começou no Orkut e envolvia cuidados com uma fazenda virtual. No papel do responsável pelo local, você precisava realizar tarefas recorrentes usando cliques na tela, como:

plantar sementes de várias flores, frutas ou vegetais e colher os resultados mais tarde, para vendê-los e acumular dinheiro virtual;criar animais como vacas e galinhas, para ter a produção de itens como ovos e leite;manter o local limpo e decorá-lo com itens cosméticos variados.enviar presentes para outros fazendeiros (e esperar que eles façam o mesmo com você);interagir com a fazenda de outras pessoas, seja apenas para visualizar o local ou então para prejudicar os rivais, jogando pragas na plantação alheia ou até roubar itens;

O jogo foi uma criação da desenvolvedora chinesa Elex, adaptado e distribuído em outros mercados por uma empresa chamada Mentez. Com uma brasileira entre os sócios, ela lançou diversos mini-games para Orkut e Facebook além do Colheita Feliz, incluindo Vila Mágica e Ilha dos Sonhos.

Para além das atividades diárias, os jogadores podiam adquirir as chamadas “moedas verdes“. Esse dinheiro, porém, só podia ser conquistado a partir de compras envolvendo dinheiro real — microtransações populares também nos games mobile e o terror do cartão de crédito de muita gente.

Além disso, até mesmo parcerias com marcas foram estabelecidas: as árvores de Bis, criadas em uma parceria comercial com a Lacta, são o exemplo mais famoso. Só em 2010, a Mentez teve um faturamento recorde de US$ 38 milhões.

Mesmo com a concorrência chegando, como o FarmVille no Facebook, o Colheita Feliz prosperou. Ainda 2010, quando ganhou uma versão melhorada, ele tinha mais de 21,6 milhões de usuários no Orkut — incluindo uma brasileira que virou figura conhecida nas rede sociais por reclamar em vídeo de um possível problema do jogo.

A última safra

Por cinco anos, o Colheita Feliz foi um fenômeno tanto entre jogadores jovens quanto pessoas mais velhas, que não eram fãs de video-games convencionais. Cuidar diariamente da fazenda virou parte da rotina, o que em alguns casos significava acordar cedo, dormir tarde e até trocar algumas responsabilidades por uma conferida na plantação.

Só que esse momento iria passar e a dona do jogo sabia disso. Em 2011, a Mentez lançou uma plataforma de pagamentos online por cartão de crédito, baseado no sistema de transações do Colheita Feliz. Essa empresa, chamada de Paymentez, virou uma marca independente.

Ela também lançou o Colheita Feliz para o Facebook no começo da década como alternativa e prosperou com outros títulos na plataforma, mas a concorrência por lá era ainda maior em games. Essa categoria de jogos sociais também estava entrando em uma crise, com cada vez menos acessos por uma mudança nos hábitos da comunidade e a perda de público para títulos de celular.

Subir de níveis garantia moedas e ajudava na expansão da fazenda. (Imagem: Reprodução/TecMundo)

O primeiro golpe duro contra o jogo aconteceu em 30 de setembro de 2014, quando o Orkut foi desativo em definitivo. Ele já estava em má fase, era uma das últimas prioridades da Google em projetos e acabou descontinuado após ficar meses já sem receber cadastros, apenas como um arquivo de postagens.

Dois anos depois e já chamado pelo nome internacional de Happy Harvest, veio a notícia que muitos usuários temiam: a desenvolvedora anunciou que o fim do jogo estava próximo. Mais especificamente, o Colheita Feliz saiu do ar em 31 de outubro de 2016 no Facebook, única plataforma em que ainda operava.

Colheita Feliz ainda existe?

Hoje em dia, não é mais possível jogar o Colheita Feliz em sua versão original. No mesmo ano em que o jogo foi encerrado, as companhias Elex e Mentez deixaram de existir no Brasil, enquanto a Paymentez operou até 2020 até ser adquirida pela empresa de pagamentos Nuvei.

Quem tem saudades ou curiosidade de saber como era o jogo — e não quer saber de outros jogos de fazenda, como o ótimo Stardew Valley ou o menos conhecido Farm Merge Valley — só pode contar com clones do game original.

Eles estão disponíveis tanto para smartphones quando no navegador e há até gameplays de pessoas no YouTube jogando esses títulos em 2025. Porém, é preciso tomar cuidado com o download de arquivos de terceiros e o TecMundo não testou nenhuma dessas alternativas não oficiais para garantir a segurança do seu dispositivo.

Uma das versões alternativas do Colheita Feliz existentes na web. (Imagem: Reprodução/YouTube)

Você sabe que fim levou o MSN Messenger que no mesmo período do Orkut era a forma favorita do brasileiro trocar mensagens pela internet? Confira a resposta neste artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Gostou das informações ? Então espalhe pela rede : )

Instagram
Subscrever
RSS